quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dica de Livro Infantil: Um Peixe Fora D'água - Sura Berditchevsky


Por Andreia Marques 






Livro: Um Peixe Fora D’água
Autora: Sura Berditchevsky
Ilustradores: Denise e Fernando
Editora: Nova Fronteira


Sobre o livro:
Viver sempre estressado, correndo e fugindo de ameaças que podem acontecer a qualquer momento. Seria esse um mal moderno? O mais lamentável é que nesta correria sem fim,   esquecemos de observar as maravilhas que acontecem, diariamente, a nossa volta. 

E assim viviam os peixes de um cardume, em particular, no livro Um Peixe Fora D’água, de Sura Berditchevsky. Na história, o peixinho Ernesto era curioso e sobre tudo perguntava. Só que seu cardume andava sempre às pressas no fundo do mar, o que atrapalhava sua busca constante por mais informações a cerca do mundo a sua volta. Então, questionou seu pai sobre o porquê de tanta pressa. E ele respondeu que estavam fugindo de baleias e peixes perigosos, embora não fosse possível vê-los por perto naquele instante. Foi então que Ernesto percebeu que viver daquela forma não era nada divertido. Então, desgarrou-se do cardume e começou a verificar a vida que se movia a sua volta. Conhecendo algas e outros bichos bem interessantes. Mas esta aventura custou um pouco caro para o peixinho que acabou sendo capturado por pescadores. E será que Ernesto conseguiu retornar para o mar?



As ilustrações, em preto e azul, são simpáticas e conseguem representar bem os cenários e personagens contidos no texto.



É um livro de história sensível, que embora tenha sido publicado, inicialmente, em 1986, cabe perfeitamente aos dilemas dos dias atuais.


Sobre a autora: 
Silvia Berditchevsky, ou Sura Berditchevsky nasceu em São Paulo, em 1953. É escritora, atriz, professora de teatro e diretora de TV. 


Trecho do livro:
“Era um cardume,
Só peixes.
Nadavam sempre juntos:
Iam pra cá, iam pra lá,
Desviavam aqui e acolá.”


Fontes:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Sura_Berditchevsky


4 comentários:

  1. Eu gosto de entrar em um blog e encontrar dicas de livros infantis.É assim e através deles que novos leitores são formados.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno!
      Seja bem-vindo!
      Concordo com vc e acredito que o mundo literário precisa se dedicar mais um pouco ao público infantil, que é tão importante!
      Abs!

      Excluir
  2. Olá!! Gosto mto do seu blog! Temos q incentivar nossas crianças ao gosto pela leitura ;)
    Divulguei ele na minha pagina
    https://www.facebook.com/dicasdeboaleitura

    Bjks
    http://mynhocamanca.blogspot.com.br/
    http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita e pela divulgação em sua página! Curti e fiquei muito feliz! Visito o seu blog com frequencia e me divirto com os seus posts. :)

      Bjs

      Excluir