domingo, 8 de setembro de 2013

Livro Infantil Popup ou Interativo: Dorina Viu - Cláudia Cotes (Livro em Braille)


Por Andreia Marques





Livro: Dorina Viu
Autora: Cláudia Cotes
Ilustrador: Dimaz Restivo
Editora: Paulinas


Sobre o livro:
O livro fala, em linguagem infantil, da história de vida de Dorina Nowill, uma pessoa extraordinária que nasceu enxergando e perdeu a sua visão aos 17 anos.

Quando criança, Dorina teve uma infância normal e divertida. Gostava de brincar e aproveitar bem a vida, descobrindo intensamente tudo a sua volta. E mesmo a cegueira dos seus olhos físicos, na adolescência, não a impediram de continuar enxergando pelos olhos de sua alma curiosa. Ao aprender braile, se maravilhou com a percepção do mundo sob outra perspectiva.

Mais tarde, Dorina se tornou professora, casou-se, teve cinco filhos e criou a Fundação Dorina Nowill para Cegos, onde leciona até hoje. 



As ilustrações são lindas, coloridas e divertidas. E, tanto o texto, como algumas figuras, são em braile, o que faz do livro uma obra primorosa. 





Sobre a autora:
Cláudia Cotes é doutora em Linguística, Fonoaudiologia e fundadora da Instituição Vez da Voz. Mais informações sobre seu trabalho e a instituição através do site www.vezdavoz.com.br


Sobre o ilustrador:
Dimaz Restivo é artista plástico, ator e diretor da Vez da Voz. Seu trabalho está disponível no blog http://dimaz-restivo.blogspot.com.br/


Curiosidades:
- A Fundação Dorina Nowill para Cegos tem 66 anos. De caráter filantrópico, dedica-se, exclusivamente, à inclusão social de pessoas com deficiência visual. Mais informações através do site http://www.fundacaodorina.org.br/

- A organização Vez da Voz foi criada em 2004 e busca a inclusão da pessoa com deficiência. Mais informações através do site: http://www.vezdavoz.com.br

- A mãe e as irmãs de Dimaz Restivo são surdas e sua avó era cega.

- Braille ou braile é um sistema de leitura através do tato, utilizado por pessoas com deficiência visual. Trata-se de um alfabeto normal cujos caracteres se indicam por pontos em alto relevo, que são distinguidos através do tato (o deslizar dos dedos sobre o relevo). A partir dos seis pontos relevantes, é possível fazer 63 combinações que representam letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais. Foi inventado pelo francês Louis Braille, no ano de 1827, em Paris.


Trecho do livro:
“O dia começava cedo porque havia muitas brincadeiras para serem brincadas: Pular corda, chutar bola, correr atrás da pipa, subir em árvores, comer as frutinhas, jogar bolinhas de gude...”


Fonte:
- Informações contidas no próprio livro.
- http://www.fundacaodorina.org.br/
- http://www.vezdavoz.com.br
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Braille



5 comentários:

  1. Andreia, o livro parece excelente! O tema abordado é de extrema relevância... Quero ler...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabela!
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Bjs bjs

      Excluir
  2. Andreia, querida, você voltou! Pensei que havia desistido... Seu blog é um arraso com livros infantis. Esse livro que você citou deve ser muito bom. Ótima dica! Beijos.

    www.livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emily!!! Saudade!
      Realmente me afastei um pouco mas retornei. :)
      Bjs bjs

      Excluir
  3. Olá António! Fiquei muito feliz com a sua visita e emocionada com suas palavras.
    Visitei o seu blog e estou seguindo.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir