terça-feira, 9 de setembro de 2014

Dica de Livro Infantil: Inúmeros, de Juareis Mendes



Por Andreia Marques



Livro: Inúmeros
Autor e ilustrador: Juareis Mendes
Editora: Edição independente


Sobre o livro:
Existem algumas pessoas que não podemos passar a vida sem conhecê-las. São exemplos tão intensos de inspiração e entusiasmo, que estar com elas é uma verdadeira dádiva.  E uma dessas pessoas é o Juareis Mendes.

Quando cheguei ao 4° Salão de Leitura de Niterói, avistei um senhor que desenhava em um dos stands. Achei tão curioso que logo me aproximei.



Enquanto ele riscava com suas canetas coloridas sobre folhas brancas, ilustrando rostos, casas, animais que contornavam letras garrafais, seguia descrevendo como as ideias iam e vinham com a mesma rapidez dos seus traços.

Seu livro Inúmeros é uma produção independente de um artista sem tamanho em graça e talento.



A obra é essencialmente educativa. As ilustrações são em preto e branco e as crianças podem colorir à vontade. Conta com números contornados por desenhos e letras de musicas que seguem com a sugestão do ritmo de outras canções já conhecidas do nosso folclore, como “Ciranda Cirandinha”. A criançada se diverte lendo, desenhando e cantando.




Enfim, ao final daquele encontro, recebi dois presentes: seu autógrafo no exemplar que adquiri e meu nome estilizado, ou melhor, sublimado com seus traços divertidos.





E sai com a sensação de que o maior presente foi mesmo conhece-lo. Grande Juareis Mendes!


Sobre o autor e ilustrador:
Juareis Mendes é maranhense e passou boa parte de sua vida viajando como vendedor de livros.  Enquanto viajava, gostava de passar o tempo traçando desenhos que afloravam de sua mente altamente criativa. E foi aí que descobriu que poderia associar textos e musicalidade aos seus rabiscos. Foi quando começou a produzir suas obras.

O escritor possui outros livros, como, por exemplo, o “O Mundo Mágico dos Números”, publicado pela editora Thesaurus.


Trecho do livro:
O Trânsito
(Música Ciranda Cirandinha)
Quem avisa amigo é.
A atenção é sua
Tenha bastante cuidado
Quando atravessar rua...
Pare!
Atenção!
Siga com cuidado a sua direção!”


Fontes:
- http://www.thesaurus.com.br/livro/582/o-mundo-magico-dos-numeros
- https://www.youtube.com/watch?v=JXiPcK9c9RM


Nenhum comentário:

Postar um comentário