quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Dica de Livro Infantil: O Dragão Brilhante, de Caroline Repchuk




Por Andreia Marques





Livro: O Dragão Brilhante
Autor: Caroline Repchuk
Ilustradores: Colin e Moira Maclean
Tradutora: Gilda de Aquino
Editora: Brinque-Book


Sobre o livro:
Sabe aquela nossa característica mais marcante que, às vezes, desejamos nunca ter nascido com ela? Pode ser uma particularidade física, ou mesmo emocional, como, por exemplo, a timidez. E o que fazer quando a gente descobre que ela pode ser a nossa melhor parte?

No livro O Dragão Brilhante, de Caroline Repchuk, Giovani era um dragão muito diferente dos demais. Além de educado, tímido e sensível, o que mais o diferenciava dos outros dragões eram suas escamas prateadas e brilhantes. Algo que o envergonhava muito e que tentava esconder a todo tempo. Assim, Giovani desejava ser como os outros dragões, mas sua natureza não lhe permitia. E quem de nós nunca experimentou essa estranha vontade de querer ser igual aos outros?




Felizmente, ao longo da história, esse dragãozinho tão simpático acabou descobrindo que ser diferente pode ser surpreendentemente valoroso.




As ilustrações são leves e graciosas, misturando traços a lápis e aquarela. As escamas de Giovani são brilhantes mesmo, aplicadas por um processo de impressão sobre as imagens. O que confere ainda maior beleza ao livro.




Enfim, é uma obra que lida com as diferenças de uma forma inteligente e espirituosa.


Sobre a autora:
Caroline Repchuk é autora de livros infantis e juvenis. Estudou artes plásticas na Universidade de Leeds.


Sobre os ilustradores
Colin e Moira Maclean são casados. Ambos são autores e ilustradores de livros infantis.


Trecho do livro:
“Então, uma noite ele resolveu fugir. Arrumou seu pijama, seu ursinho de pelúcia e sua escova de dentes na mala, enrolou-se numa manta e partiu, em busca de um novo lar.”


Fontes:
- http://www.jacketflap.com/caroline-repchuk/23075.


Um comentário:

  1. Olá, Andreia, como vai? Achei a sua dica maravilhosa, e vou indicar para minha priminha. Ela vai começar a estudar semana que vem e eu quero que ela comece a ter o hábito da leitura o quanto antes. Beijos!

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir