segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dica de Livro: Alvinho, a apresentadora de TV e o campeão - Ruth Rocha


Por Andreia Marques





Livro: Alvinho, a apresentadora de TV e o campeão
Autora: Ruth Rocha
Ilustrador: Cláudio Martins
Editora: FTD


Sobre o livro: 
A mentira pode ser uma saída para escapar de situações desagradáveis? Por que algumas pessoas parecem mentir sem controle algum? Certa vez, ouvi um comentário a respeito de uma pessoa conhecida: “- Ela mente tanto que nem sente!” Mas será mesmo que mentir pode se tornar um hábito e até mesmo um vício?

Alvinho, personagem do livro Alvinho, a apresentadora de TV e o campeão, parecia ter entrado neste círculo vicioso; quanto mais mentia, mais se utilizava da mentira para escapar de situações difíceis com seus pais, professores e amigos. E mesmo sendo descoberto por inúmeras vezes, ele não conseguia mais parar de mentir. No entanto, num belo dia em que participou de uma situação extremamente inusitada e precisou contar a mais verdadeira versão dos fatos, não conseguiu crédito de ninguém. Pois todos acreditavam que se tratava de mais uma de suas infindáveis mentiras! Será que Alvinho conseguiu provar que falava a verdade? 

As ilustrações são cheias de detalhes curiosos que fazem dos cenários da história uma viagem ao mundo cômico de Alvinho.

Ótimo livro para educar e divertir.


Sobre a autora:
Ruth Rocha nasceu em São Paulo, em 1931. Começou a escrever em 1967, para a revista Claudia. Seu livro mais conhecido é “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias. Mais informações sobre a autora estão no site: - http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historiadaruth.htm


Sobre o ilustrador: 
Cláudio Martins nasceu em Minas Gerais, em 1948. Já ilustrou mais de 300 livros infantis. Seus trabalhos estão disponíveis no site: http://www.claudiomartins.com.br/claudio.htm


Curiosidades: 
- Ruth Rocha foi condecorada, em 1998, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura.


Trecho do livro:
“(...) Nessas horas a mentiradeira de Alvinho começava a funcionar:
- Sabe o que foi, mãe? É que lá na escola teve um... furação!
- Furacão, Alvinho?
- Pois é, mãe! Furacão! Um furacão danado!
- Alvinho, pelo amor de Deus! Furacão não é assim, não. Se tivesse um furacão na sua escola, São Paulo inteirinha estaria de pernas pro ar!”


Fontes:
- http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historiadaruth.htm
- http://www.claudiomartins.com.br/claudio.htm








Nenhum comentário:

Postar um comentário