Por Andreia Marques
Livro: Quase de Verdade
Autora: Clarice Lispector
Ilustradora: Mariana Massarani
Editora: Rocco
Sobre o livro:
Já pensou em ler uma história narrada por um cachorro? Pois é essa a proposta do livro Quase de Verdade, de Clarice Lispector. No texto, o narrador é Ulisses, o cãozinho de Clarice (a própria autora). E ele, além de esperto, é bem bonito. Tem um pelo cor de guaraná e olhos dourados que enxergam, de longe, uma boa aventura. Ulisses também tem um faro exemplar e consegue conversar com sua dona, que compreende todos os seus latidos, a ponto de transcrevê-los em palavras para o papel.
E as ilustrações da obra são cheias de graça. Mariana Massarani conseguiu expressar bem o mundo concebido pelas ideias do pequeno Ulisses. Seu traço é criativo, simpático e harmônico.
O livro é um presente da consagrada e querida Clarice Lispector a todos os leitores, sejam eles, crianças ou adultos.
Sobre a autora:
Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, em 1920. Veio morar no Brasil com sua família quando ainda era bebê. Formou-se em direito e trabalhou como jornalista antes de iniciar sua carreira como escritora. Escreveu, ao todo, 26 livros, dentre eles, alguns infantis. Sua vida e sua obra estão disponíveis no site: http://www.claricelispector.com.br/
Sobre a ilustradora:
Mariana Massarani nasceu no Rio de Janeiro. É autora e ilustradora de livros infantis. Seu trabalho está disponível no blog http://marianamassarani.blogspot.com.br
Curiosidade:
- Ulisses era mesmo o nome do cão de Clarice Lispector.
Trecho do livro:
“Era uma vez... Era uma vez: eu! Mas aposto que você não sabe que eu sou. Prepare-se para uma surpresa que você nem adivinha.”
Fontes:
- http://www.claricelispector.com.br/;
- http://www.igeduca.com.br/vestibular/profissionais-de-sucesso/designer-de-livros-uma-profissao-estimulante.html;
- http://marianamassarani.blogspot.com.br/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAdorei a dica. Lembrei de quando era criança e que na minha cabeça entendia todos os latidos do meu cachorro. Com isso, várias histórias se formavam em um mundo só meu.
ResponderExcluirBeijos e continue nos presenteando com dicas valiosas de livros infantis...
Luciana Pinheiro
Oi, Lu!!!!
ExcluirSeja bemvinda e sinta-se sempre a vontade para comentar.
A imaginação da criança é um mundo muito fértil, né? E lendo histórias como essas a gente se lembra tanto de como era bom imaginar, criar fantasias!
Bjs
Um dos melhores livros infantis que eu li. Deu até saudade dele agora =]
ResponderExcluir