quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Dica de Livro: Elmer, O Elefante Xadrez - David McKee


Por Andreia Marques 



Livro: Elmer, O Elefante Xadrez
Autor e ilustrador: David McKee
Editora: Martins Fontes


Sobre o livro: 
O que é ser diferente? E por que devemos ser iguais? Por que seguir o mesmo padrão de comportamento se temos personalidades tão distintas? Cada ser humano é um mundo individual, cheio de experiências próprias e sentimentos peculiares a cada um. E por isso agimos e reagimos de forma diversa. No entanto, a maioria ainda insiste em seguir certos padrões que limitam e impossibilitam atingir outras realidades numa sociedade tão carente de novas perspectivas. E mais ainda, possuíamos a dificuldade de enxergar as diferenças dos outros, sejam elas físicas, mentais ou emocionais.

No livro Elmer, O Elefante Xadrez, o personagem principal era um doce e engraçado elefantinho chamado Elmer. Ele era a alegria da manada. Bem humorado, fazia todos rirem de suas brincadeiras. E quem não gostava de estar em sua companhia?  Mesmo assim, algo o incomodava: ele era diferente, não era igual aos outros elefantes... Elmer era xadrez! Imaginem um elefante xadrez! Então, num belo dia, ele decidiu ficar igual aos outros e percebeu que a mudança não era exatamente o que ele esperava.

As ilustrações, feitas pelo próprio autor, são coloridas e cheias de detalhes. A reprodução dos personagens, especialmente do Elmer, é perfeita.

O livro trata muito bem sobre a importância das diferenças.


Sobre o autor e ilustrador: 
David McKee é inglês e nasceu em 1935. Seus livros, principalmente infantis, já foram publicados em mais de 20 idiomas. 


Curiosidades: 
- David McKee utilizou, algumas vezes, o pseudônimo de Violet Easton em alguns livros que escreveu.


Trecho do livro:
“Era uma vez uma manada de elefantes. Elefantes jovens, elefantes velhos, elefantes altos, gordos ou magros.
Elefantes de um jeito ou do outro, elefantes assim ou assado, todos diferentes, mas todos alegres e todos da mesma cor. Todos menos Elmer.”


Fontes:
- http://en.wikipedia.org/wiki/David_McKee






2 comentários:

  1. De ver no minimo estranho ser o único 'xadrez' da manada. Espero que Elmer tenha sabido como lidar com essa diferença =)

    Beijos,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, carlosmagno! O bom é que Elmer era muito divertido e observador! Ele logo percebeu que ser diferente tem as suas vantagens. rsrs. Abs!

    ResponderExcluir