Por Andreia Marques
Livro: Kabá Darebu
Autor: Daniel Munduruku
Ilustradora: Maté
Editora: Brinque-Book
Sobre o livro:
Cultura é o conjunto de manifestações de um povo, nos âmbitos artístico, social e linguístico. Conhecer outras culturas é ampliar horizontes e descobrir que outros povos se comportam de forma diversa, sob o efeito de outras perspectivas.
E no livro de Daniel Munduruku, o indiozinho Kabá Darebu, da tribo Munduruku, tem 7 anos e nos ensina um pouco sobre sua cultura. O pequeno relata seu dia-a-dia, os costumes herdados de seus ancestrais, o amor de seus pais, e de como os índios lidam com as interferências do “homem branco”, como as roupas e as doenças. Ele explica, também, como as crianças vivem na aldeia, aprendendo sempre e se divertindo prá valer.
As ilustrações são lindas. Maté utilizou aquarela, guache e colagens de pintura em seda para compor o visual colorido.
O livro ensina muito sobre a valorização da cultura como legado de um povo.
Sobre o autor:
Daniel Munduruku é um índio que foi criado em uma aldeia próxima a Belém. Estudou na cidade desde muito pequeno e se formou como professor. Ele visita muitas escolas e fala sobre a literatura indígena e de como cria os seus personagens. Mais informações no blog: http://danielmunduruku.blogspot.com.br/
Sobre a ilustradora:
Maté é francesa e mora no Brasil desde 1979. Já ilustrou muitos livros infantis.
Curiosidades:
- Daniel Munduruku é graduado em Filosofia, licenciado em história e Psicologia, doutor em Educação pela USP e Diretor do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais.
Trecho do livro:
“(...) Meu povo vive em casas de barro, cobertas de folhas de palmeiras. É gostoso morar nesta casa porque de dia fica bem ventilada e à noite ela é bem fresquinha.
Na nossa língua nós a chamamos UKA’A.
Assim é minha casa... (...)”
Fontes:
- http://www.brinquebook.com.br/ilustrador.php?ilustrador=107
- http://danielmunduruku.blogspot.com.br/p/entrevistas.html
- Informações contidas no próprio livro.
- Informações contidas no próprio livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário