segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dica de Livro Infantil: Chora Não...! - Sylvia Orthof



Por Andreia Marques





Livro: Chora Não...!
Autora: Sylvia Orthof
Ilustrador: Fernando Nunes
Editora: Nova Fronteira


Sobre o livro:
Que dó, minha gente, senti desse pequenino personagem! Que vontade, tive, de protege-lo de tamanho sofrimento! É que no livro Chora Não...!, de Sylvia Orthof, o personagem principal é um doce menino que chorava incessantemente. E era um choro tão doído, daqueles repletos de uma tristeza que vem da alma. E não adiantou vir a tia com o lenço, nem o coronel com suas ordens, nada fazia o pequeno parar de chorar.



As ilustrações do livro concebem bem a ideia da tristeza do menino. Fernando Nunes conseguiu representar, com graça, os cenários e detalhes. Inclusive, é bastante divertido o cãozinho que acompanha o menino em sua dor.



Apesar de ficar com o coração partido, adorei o livro, que faz a gente refletir sobre as questões infantis, que nos parecem tão sem importância, mas que podem atormentar, e muito, a vida de uma criança.


Sobre a autora:
Sylvia Orthof Gostkorzewicz nasceu no Rio de Janeiro, em 1932 e morreu em 1997. Era filha de um casal de imigrantes judeus austríacos que fugiram para o Brasil entre as duas guerras mundiais. Escreveu cerca de 120 títulos para crianças e jovens. 


Sobre o ilustrador: 
Fernando Nunes é programador visual e ilustrador desde 1978.


Trecho do livro:
“Eram olhos de criança,
Pestanas bem desenhadas,
Eram olhos de menino,
Dentro deles, um pouco d´água.”


Fontes:
- http://sylviaorthof.blogspot.com.br/
- http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADlvia_Orthof
- http://www.fnlij.org.br/principal.asp?texto=PNBE&arquivo=/pnbe/texto/mamae_troxe_um_lobo.htm




4 comentários:

  1. O título já me levou a infância, quando meu irmão sempre falava: Chora não!!!! Eu vivia chorando, uma hora era porque meu cabelo era liso, outra porque era magra, outra porque não podia brincar com as outras crianças e a frase mais famosa da minha infância...chora não!!!!

    Amo suas resenhas de livros, são sempre indicações de compras para os pequeninos da familia...continue sempre nos presenteando!!!

    Beijos e Vida Longa para esse Blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Luciana! É tão bom quando os livros conseguem nos remeter a nossa infância, não é? Mesmo quando nos lembram de momentos delicados, nos mostram que conseguimos superar e que hoje podemos rir dessas situações.
    Obrigada pela visita, pelo cometário e pelo carinho!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei os livrinhos infantis!!! =)

    Bjks

    http://mynhocamanca.blogspot.com.br/
    http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem-vinda e sinta-se a vontade para comentar sempre! Bjs!

      Excluir