quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dica de Livro Infantil: João, Preste Atenção! - Patrícia Secco


Por Andreia Marques 






Livro: João, Preste Atenção!
Autora: Patrícia Secco
Ilustrador: Edu A. Engel
Editora: Educar DPaschoal 


Sobre o livro:
Dislexia é o nome dado à dificuldade no processamento da escrita no cérebro. Tem como principal característica, a dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. Ou seja, as pessoas dislexas sentem dificuldade na associação do som à letra e frequentemente trocam b por d ou escrevem palavras na ordem inversa, como por exemplo "ovóv" em vez de “vovó”.

E no livro João, Preste Atenção!, de Patrícia Secco, o personagem principal é um esperto menino, chamado João, que vivia um momento bastante confuso. Ele percebeu que, mesmo se esforçando ao máximo, não conseguia bons resultados na escola. E tarefas simples, como montar um quebra-cabeça ou ler um texto, tornaram-se verdadeiras torturas. No entanto, para felicidade do pequeno João, sua mãe e uma amiga, que era psicóloga, se uniram para tentar ajuda-lo, e acabaram descobrindo que o que ele tinha mesmo era dislexia. Levaram, então, a descoberta para a escola e, com apoio da professora, a vida de João se modificou completamente para melhor.



As ilustrações são fofas e muito infantis.



É um livro bastante informativo, distribuído gratuitamente pela editora Educar Dpaschoal, através do projeto Leia Comigo!. Pode ser baixado, gratuitamente, através do link http://www.educardpaschoal.org.br/web/upload/NossosLivros/livro_joaoprest_atencao.pdf. Precisa ser lido e divulgado, pois pode ajudar a muitas crianças, e até mesmo adultos, que enfrentam esse problema. 


Sobre a autora:
Patrícia Secco é formada em administração de empresas e já tem cerca de 100 títulos editados. Pertence à equipe de escritores do projeto Leia Comigo!, da editora Educar Dpaschoal.


Sobre o ilustrador:
Edu A. Engel é formado em arquitetura e urbanismo na Universidade Mackenzie, trabalha com criação e design desde 1988, com projetos que vão do design náutico à direção de arte. Pertence à equipe de ilustradores do projeto Leia Comigo!, da editora Educar Dpaschoal.


Trecho do livro:
“Pois bem, até o semestre passado, ou melhor, Até as férias, eu detestava ir para a escola. Era um sem-fim de lições para fazer, frases a Ser completadas, caligrafia, palavras cruzadas...
E eu era o único da classe que não conseguia fazer nada disso direito.”


Fontes:
- http://www.educardpaschoal.org.br
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Dislexia




4 comentários:

  1. Oii, Andreia.
    Andei sumida por aqui, mas estou de volta, rs.
    Adorei a história desse livro. Mesmo sendo para crianças, mostra o que é a dislexia.

    Beijos,
    Emily Swan
    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emily!
      É mesmo um livro muito importante para as crianças. Ajuda a entender um pouco o problema da dislexia.
      Bjs

      Excluir
  2. Dica de livro ótima!!! Bom comentar assuntos que ninguém aborda. Iniciativa maravilhosa, de grande valia.

    Bjs

    ResponderExcluir