quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dica de Livro Infantil: O Alfabeto Perigoso


Por Andreia Marques 






Livro: O Alfabeto Perigoso
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Gris Grimly
Editora: Rocco


Sobre o livro: 
O que pode acontecer quando duas crianças bem espertas saem de casa com um mapa do tesouro e encontram um mundo subterrâneo assustador, povoado por criaturas estranhas? E mais um detalhe curioso: essas mesmas crianças possuem, como bicho de estimação, uma valente gazela, com direito a laço de fita vermelha no pescoço! Parece mesmo uma história e tanto esta contada pelo genial Neil Gaiman no livro O Alfabeto Perigoso.



O livro é bem interessante. Todo o texto é composto por versos em ordem alfabética e os fatos acontecem numa atmosfera carregada de suspense e aventura.



As ilustrações são boas, mas, confesso que achei as imagens um pouco confusas. O traço de Gris Grimly é ótimo, mas o tom meio sépia, que reina absoluto em todas as cenas, mistura um pouco as figuras, confundindo cenário e personagens.



De modo geral é um ótimo livro para a garotada que curte suspense e aventura.


Sobre o autor: 
O inglês Neil Richard Gaiman nasceu em 1960. É roteirista de quadrinhos e autor de romances. Já conquistou diversos prêmios e teve o seu livro Coraline adaptado para o cinema, em um longametragem que recebeu o mesmo nome. Todo seu trabalho encontra-se disponível no site http://www.mousecircus.com (em inglês).


Sobre o ilustrador:
O americano Gris Grimly é ilustrador de livros infantis. Seu trabalho está disponível no site http://www.madcreator.com/ (em inglês).


Trecho do livro:
Isto são os versos que eu rabisco para que tudo rime;
J são dos jogos que os monstros fazem com seus crimes;”


Fontes:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Neil_Gaiman
- http://en.wikipedia.org/wiki/Gris_Grimly
- http://www.mousecircus.com 
- http://www.madcreator.com



4 comentários:

  1. Olá Andreia, pelo o que eu percebi, esse livro é ótimo para crianças que estão começando a aprender a ler, essas coisas. Ótima indicação :)

    Um beijo ;*
    Emily Swan
    Livro Apaixonado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emily! Td bem?
      Na verdade, ele pode até ser usado por crianças menores, mas parece ser mais perfeito para maiores de 8 anos devido à complexidade do texto. Beijinhos.

      Excluir
  2. Oi flor, tudo bom?
    Nossa esse livro parece ser realmente bom *-*
    Muito fofinho *-* adoro livros infantis.

    Beijos e obrigada pela dica.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir