quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia do Saci, Dia das Bruxas, Halloween


Por Andreia Marques


Meus queridos,

Hoje, 31 de outubro, como todos sabem, é Dia das Bruxas ou Halloween




Mas o que muita gente desconhece é que, hoje, também, é Dia do Saci, aquele personagem tão notório do nosso folclore. 



Na verdade, o Dia do Saci é uma data comemorativa relativamente nova. Foi instituída através do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003, com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Halloween, de tradição celta e bastante propagado pela cultura norte americana.

O Saci Pererê (também conhecido como Saci-cererê, Matimpererê, Matita perê, Saci-saçurá e Saci-trique), é uma figura bastante popular e isso se deve, principalmente, às obras de Monteiro Lobato, onde recebeu bastante destaque. 




Tem sua origem presumida entre os indígenas do Sul do país. Já na Região Norte do Brasil, a mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira. Ele tem, como pertences, uma carapuça mágica (a fonte de seus poderes e encantamentos), e um cachimbo, também chamado de pito. É geralmente um ser bastante gaiato, que esconde coisas e prega boas peças em quem cruza seu caminho. 



De qualquer forma, o Dia do Saci, Dia das Bruxas ou Halloween é um dia para se divertir, se fantasiar e brincar com as fantasias folclóricas, sejam elas brasileiras ou de qualquer outro lugar do mundo.





Bjs a todos!



Fontes: 
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Saci
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Saci



6 comentários:

  1. Eu adoro o Halloween! Antigamente, na minha escola, eles deixavam os alunos irem fantasiados, ou, muita das vezes, eles fantasiavam os alunos, para ganhar doce. Era bem bacana! Não sabia que hoje também era dia do Saci! Tem promoção rolando no blog, não deixe de participar! :)

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juuh! Td bem? Obrigada pela visita! O Dia das Bruxas mexe muito com o imaginário infantil. Lembro também que, quando criança, eu tinha medo mas gostava muito. Rsrsrs.
      Visitei o seu blog e estou participando da promoção. Obrigada pelo convite.
      Bjs, bjs

      Excluir
  2. Oie, tudo bom? Primeiramente queria dizer que estou curtindo seu cantinho <3

    Ahh, eu adoro essas coisas sobre Halloween, contos, fantasmas, lendas *-*
    Adorei esse post.

    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  3. Não sabia da existência do dia do Saci .-. Aliás, é triste ver o folclore (cultura) nacional tão pouco valorizada como anda. Gostei do post :)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir