sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Dica de Livro Infantil: Nadistas & Tudistas, de Doc Comparato



Por Andreia Marques



Livro: Nadistas & Tudistas
Autor: Doc Comparato
Ilustradora: Patrícia Gwinner
Editora: Leitura

Sobre o livro:
Na Filosofia, estudamos a teoria dos pares opostos, desenvolvida por Filolau (filósofo pré-socrático, aluno de Pitágoras), que mais tarde foi melhor elaborada por seu pupilo Alcmeon, que desenvolveu uma tabela precisa de opostos. Para Alcmeon, tudo existia em pares, como por exemplo, o preto e o branco, o homem e a mulher, o par e o ímpar, o bom e mau, etc. É uma ideia interessante, que pode ser abordada no universo infantil com o objetivo de explicar a existência das diferenças e provocar o questionamento sobre alguns padrões sociais.


É o que acontece na obra Nadistas & Tudistas, de Doc Comparato, que se trata, essencialmente, de um livro de opostos e paradoxos. Para se ter uma ideia, a história começa ao contrário, onde o final é o início e o princípio finda o processo.



Na história, a humanidade desapareceu da Terra após um longo período de guerras. Daí surgiram os Nadistas e os Tudistas, que não eram pessoas, nem animais e nem plantas. Eram seres que apenas eram. Figuras engraçadas, curiosas, estranhas e profundamente extremistas. Os Tudistas tudo queriam na vida e os Nadistas, da vida, nada queriam. Os Tudistas eram tagarelas, nervosos, consumidores. E os Nadistas, calados, quietos e passivos.




Até que em meio a esse mundo de extremos, surgiu o pequeno Tutano, que começou a se perguntar sobre o porquê de ser assim, imaginando e desejando ser diferente.

Entupido de questionamentos, Tutano saiu pensando e caminhando sem destino, até que se perdeu. Foi quando conheceu Nadinha, uma Nadista que queria conhecer a cidade dos Tudistas. Pararam para conversar, afinal, tinham muito em comum. Apesar de serem diferentes, eram também muito iguais.

E como será que terminou – ou começou - essa história?  Será preciso ler para saber.

As ilustrações, feitas por Patrícia Gwinner, mesclam várias técnicas como aquarela, traço e recortes.



Como já mencionado, é um livro que explora os opostos, os paradoxos e incita o questionamento tão importante na formação do universo infantil.



Sobre o autor:
Luiz Felipe Loureiro Comparato, Doc Comparato, nasceu em 1952, no Rio de Janeiro. Formou-se em medicina (cardiologia), mas decidiu abandonar tudo para seguir a carreira de escritor e roteirista. Conquistou várias premiações com seus escritos e participou da composição de roteiros e tramas de diversos programas televisivos e peças teatrais. Inclusive, o livro Nadistas & Tudistas foi adaptado para o teatro.



Sobre a ilustradora:
Patricia Gwinner nasceu no Rio de Janeiro. É jornalista, artista plástica e escritora. Tem mais de cem livros ilustrados e mais de vinte histórias publicadas.



Trecho do livro:
“Tutano parou para pensar
Para descobrir os “porquês”
Tutano descobriu que...
Lei sem “porquê” não faz ordem.
Lei com “porquê” não faz desordem.”



Fontes:
- Informações contidas no próprio livro.
- http://memoriaglobo.globo.com/perfis/talentos/doc-comparato/trajetoria.htm
- http://www.editorasaraiva.com.br/autor/patricia-gwinner/




Nenhum comentário:

Postar um comentário