Por Andreia Marques
Livro: O Coração de Corali
Autora: Eliane Ganem
Ilustradora: Elvira Vigna
Editora: Rocco
Sobre o livro:
Quem nunca se deparou com a sensação de que há um buraco em seu coração? Sim, um buraco emocional que dá a impressão de crescer a cada dia. Aquela sensação de vazio inexplicável que a gente tenta de todas as formas preencher. E que, infelizmente, raramente consegue.
E essa sensação um tanto medonha também aconteceu à personagem Corali, no livro O Coração de Corali, de Eliane Ganem. Na história, a menina sentia o incômodo de carregar tal vazio inexplicável no peito e resolveu expor isso aos seus pais, o que causou grande rebuliço em sua família. Mas seria o buraco no coração algo tão incomum? Seria uma característica somente da pequena Corali?
As ilustrações são criativas. Elvira Vigna utilizou-se apenas das cores lilás e branco e muitas formas e perfis para compor o visual do livro.
A história é de uma poesia muito marcante, de conteúdo profundamente filosófico. Embora o livro seja indicado ao público infantil, muitos adultos se identificarão também com a personagem.
Sobre a autora:
A carioca Eliane Ganem é PHD em Comunicação Social, escritora, dramaturga, professora, jornalista, editora e publicitária. Sua vida e sua obra estão disponíveis no site: http://www.elianeganem.com
Sobre a ilustradora:
A carioca Elvira Vigna nasceu em 1947. É escritora, ilustradora e jornalista. Seu trabalho está disponível no site: http://vigna.com.br/
Curiosidades:
- Eliane Ganem foi apontada pela crítica internacional como uma das mais importantes escritoras do país no gênero infanto-juvenil e recebeu catorze prêmios, sendo dois deles da Academia Brasileira de Letras;
- Elvira Vigna tem vários livros publicados e alguns prêmios, como o de ficção da Academia Brasileira de Letras e um prêmio Jabuti de literatura infantil.
Trecho do livro:
“- Esse papo me deixou triste – a tia gorda comentou. Sabe! Você tem um buraco no coração igual ao meu!
Foi a revelação! Quer dizer que outras pessoas eram como ela? Corali quis saber.”
Fontes:
- http://www.elianeganem.com
- http://vigna.com.br/
Adorei o blog
ResponderExcluirSeguindo!
Beijos
http://verbosdiversos.blogspot.com.br/
Olá Isabelle!
ResponderExcluirSeja bem-vinda e obrigada!
Adorei o seu blog e estou seguindo tb. :)
Bjs
Com tanta publicidade em cima de jogos tão vorazes quanto aqueles que se escreve para crtianças e jovens hoje em dia, você preferiu com a sua sensibilidade falar de um livro que fala também, ele próprio, da angústia e da sensibilidade de uma criança sobre os seus sentimentos. Fico feliz que você tenha escolhido esse livro de minha autoria. Parabéns pela sua sensibilidade e pelo seu blog. So para informação dos seus seguidores, este livro agora está sendo oferecido em inglês também pela F Digital da Inglaterra, sob a forma de e-book nos sites amazon, apple, etc. Em papel, e em português ele continua sendo publicado pela ed. José Olympio. Beijo. Eliane Ganem
ResponderExcluirOlá, Eliane Ganem!
ExcluirFiquei honrada com sua visita e muito feliz com seu comentário. Agradeço muito pelo retorno e a parabenizo, mais uma vez, pela sua sensível visão a respeito de assuntos tão importantes ao mundo infantil. Realmente fiquei encantada com o livro. :)
Muitos beijos!