quarta-feira, 11 de março de 2015

Livros Infantis Antigos: (1978) Viviam como Gato e Cachorro, de Elvira Vigna





Por Andreia Marques





Livro: Viviam como Gato e Cachorro
Autora e ilustradora: Elvira Vigna
Editora: Paz e Terra
Ano: 1978


Sobre o livro:
É mesmo possível existir uma amizade sincera entre indivíduos muito diferentes?

O livro Viviam como Gato e Cachorro, de Elvira Vigna, conta a história de Alfredo e Joaquim. Ou melhor, a história que se inicia quando Joaquim invade a vida de Alfredo sem pedir licença.





Alfredo vivia tranquilo em seu cantinho quando Joaquim chegou e bagunçou tudo, acabando de vez com seu silêncio e sua paz. De início já sabiam que não eram nada parecidos. Pois enquanto Alfredo era calado, observador, analista, Joaquim era barulhento e agitado.





E tudo que Joaquim fazia incomodava Alfredo: seu jeito desorganizado, o barulho que fazia para comer, tudo!





Mas os dois foram ficando velhos, as brigas foram rareando e as diferenças diminuindo cada vez mais com a convivência. Aí, os dois tiveram de admitir o que já sabiam há muito tempo: que eram, na verdade, grandes e inseparáveis amigos.




Assim, Joaquim e Alfredo passaram a viver intensamente a improvável amizade entre um cão e um gato. Sim, eles eram, na verdade, um cão e um gato, respectivamente. O que só se descobre - ou se suspeita - ao final do livro.




As ilustrações são feita em traços simples, mas bem simpáticos. Os desenhos foram pensados para confundir o leitor, que em nenhum momento é capaz de suspeitar que os dois personagens são, na verdade, dois bichinhos bem sapecas.



Sobre a autora e ilustradora:
Elvira Vigna nasceu no Rio de Janeiro, em 1947. É jornalista, escritora, ilustradora e roteirista. Saiba mais sobre seu extenso trabalho no site http://vigna.com.br


Trecho do livro:
“Quando Joaquim (Quinho) chegou ele ainda estava meio enjoadinho da viagem de carro. Foi tropeçando se esparramar num canto para descansar.
Alfredo viu aquela cena e, sem dar uma palavra, subiu na cama e com xixi grande e caprichado escreveu no travesseiro: detestei.”


Fontes:
- http://vigna.com.br
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Elvira_Vigna




2 comentários:

  1. Essa história eu li primeiro para o meu filho, para minha filha e depois para os dois juntos. Não sei qual dos três gostava mais dela.

    ResponderExcluir
  2. Essa história eu li primeiro para o meu filho, para minha filha e depois para os dois juntos. Não sei qual dos três gostava mais dela.

    ResponderExcluir