sábado, 21 de abril de 2012

A literatura brasileira ganha destaque pelo mundo




O Brasil já é a sexta economia do mundo, mas falta demonstrar que também é uma potência cultural, e começará em Bogotá um ciclo de apresentações internacionais", disse o presidente da Câmara Colombiana do Livro, Enrique González, responsável pela organização da Feira do Livro de Bogotá cuja 25ª edição (de 18 de abril a 1º de maio) homenageia a literatura brasileira.

Assim como as de Gonzáles, são altas as expectativas de todos os envolvidos no evento. Do lado de cá, os ministérios da Cultura e de Relações Exteriores desembolsaram, juntos, 3,4 milhões de reais para apoiar o evento.

Tudo indica que a literatura brasileira está alcançando a crista da onda. Fala-se de Brasil e, então, começa a importar o que acontece culturalmente aqui. Depois de Bogotá – que, para Brasil e Colômbia é uma oportunidade de estreitar laços comerciais e culturais – virão a Feira de Frankfurt (Alemanha ) em 2013, o Salão do Livro de Paris (França) em 2014, e o palco principal da Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália). Todos são eventos de primeira categoria, fazendo-se a mesma pergunta que a Colômbia: o que acontece no Brasil?

Em Bogotá, um pavilhão de três mil metros quadrados no principal espaço de feiras da capital colombiana (chamado Corferias) será usado para expor as atrações brasileiras, entre elas 50 escritores e ilustradores convidados, além de representantes das principais editoras nacionais. E também debates, leituras e exposições-tributos, e, claro, os livros: 10 mil títulos brasileiros em português e espanhol.

A programação não se restringe a eles. e nem ao espaço s muros do Corferias. Ela incluirá shows de música, dança, teatro e encontros de gastronomia. Os organizadores esperam ultrapassar o público do ano passado, estimado em 400 mil visitantes.

Leia mais em: http://www.vermelho.org.br/mt/noticia.php?id_secao=11&id_noticia=181185



Nenhum comentário:

Postar um comentário