sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dica de Livro: A Hora do Desconto - Pedro Bandeira


Por Andreia Marques






Livro: A Hora do Desconto – Fábulas recontadas em versos e comentadas
Autor: Pedro Bandeira 
Ilustradores: Avelino Guedes, Elisabeth Teixeira, Openthedoor, Rogério Borges
Editora: Moderna / Série Risos e Rimas - Biblioteca Pedro Bandeira


Sobre o livro: 
As fábulas são uma das mais antigas formas de se contar histórias. São pequenas narrativas que transmitem mensagens de caráter moral e relacionadas ao comportamento cotidiano. Salvo algumas exceções, são geralmente divertidas e nos fazem rir. 

E foi recontando algumas fábulas, que o autor Pedro Bandeira nos presenteou com este livro muito espirituoso chamado A Hora do Desconto. No livro, seus versos descrevem de forma primorosa cada história, nos levando a mergulhar nos personagens e nas situações abordadas, com todo humor que lhe é peculiar. E não poderia faltar a lição de moral, que vem através dos comentários, também rimados, do próprio autor, ao final de cada fábula. 

As ilustrações pertencem a vários profissionais, que utilizaram diversas técnicas e efeitos, tais como dobraduras, recortes, traços, pinturas, texturas, etc.

É um livro excelente para todas as idades.


Sobre o autor: 
Pedro Bandeira de Luna Filho nasceu em 9 de março de 1942, em Santos, SP. Em sua carreira, conquistou vários prêmios, como o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.


Sobre as ilustrações:
- Avelino Guedes: É autor e ilustrador de vários livros.  
- Elisabeth Teixeira: É autora e ilustradora. Ela ilustra e cria projetos gráficos de livros infantis desde 1990. Seus trabalhos estão disponíveis no blog: http://elisabethteixeira.blogspot.com.br/
- Openthedoor: É um estúdio, com sede em São Paulo desde 2008. É formado por artistas de diferentes estilos e técnicas. Mais informações através do site:  http://www.openthedoor.com.br/ 
- Rogério Borges: É ilustrador desde 1970. Em sua carreira, conquistou alguns prêmios como o Jabuti de ilustração e o prêmio da Unesco Prize for Children’s and Young People’s Literature.  Seus trabalhos estão disponíveis no blog: http://rogerioborges.art.br/blog/


Curiosidades: 
- Pedro Bandeira é o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil. Em 2006, alcançou a marca de vinte milhões de exemplares vendidos. Sua primeira obra publicada foi o livro infantil "O dinossauro que fazia au-au”.


Trecho do livro:
“Lá na casa onde morava, Anastácio dava pena,
pois bem grande era a família, mas a casa era pequena.
Todos juntos era um inferno, as crianças a chorar,
mais a sogra provocando e a mulher a reclamar.”


Fonte:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Bandeira
- http://elisabethteixeira.blogspot.com.br/
- http://rogerioborges.art.br/blog/
- http://www.openthedoor.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário