segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dica de Livro: O Abraço de Alfredo - Steve Smallman


Por Andreia Marques 




Livro: O Abraço de Alfredo
Autor: Steve Smallman
Ilustrador: Tim Warnes
Tradutora: Daniela C. Oliveira
Editora: Ciranda Cultural


Sobre o livro:
Todos nós temos algo que sabemos fazer muito bem. É o que chamamos de talento ou aptidão. Pode ser escrever, cantar, tocar um instrumento, calcular, etc. Mas nem sempre descobrimos isso de forma natural. Às vezes, somente depois de muito pesquisar, conhecer e testar nossas habilidades, é que encontramos a resposta. E esta busca pode se tornar conflituosa e dolorosa, principalmente quando nos exigem uma imediata definição, enquanto ainda a desconhecemos.

E foi o que, certamente, aconteceu com Alfredo quando lhe perguntaram: “Que tipo de brinquedo você é?” Alfredo é o personagem principal do livro O Abraço de Alfredo. Na história, ele era o mais novo brinquedo do quarto e atraiu a atenção dos demais que começaram a questionar sobre o que ele sabia fazer. Sim, porque os outros brinquedos conheciam bem suas próprias habilidades. Mas o que ninguém contava era que nem o pequeno sabia quais eram as suas. O que o deixou bastante frustrado. No entanto, o espírito de cooperação falou mais alto e todos ali decidiram ajuda-lo na busca de sua aptidão natural.

As ilustrações são lindas. Os personagens e os cenários foram muito bem representados. Ver o Alfredo, com seus braços longos e barriga fofíssima, nos desperta o desejo real de abraça-lo.

É um livro ótimo que ensina muito sobre amizade e cooperação. 


Sobre o autor:
Steve Smallman também é ilustrador, no entanto, ficou mais conhecido como escritor de livros infantis. 


Sobre o ilustrador:
Tim Warnes é ilustrador freelancer. Nasceu em 1971, em Londres, Inglaterra. Já ilustrou diversos livros infantis e conquistou prêmios importantes na sua área. 


Trecho do livro:
“(...) - Olá – Disse a ratinha Mili. – Que tipo de brinquedo você é?
- Alfredo pensou muito e, então, disse: 
- Deste tipo!”


Fontes:
- http://biography.jrank.org/pages/2035/Warnes-Tim-1971.html
- http://www.expressandstar.com/news/2010/10/08/childrens-author-steve-smallman-is-starry-eyed/


Nenhum comentário:

Postar um comentário