segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Livros Infantis Popups e Interativos: Onde Está? Noite Assombrada - Jean Marzollo


Por Andreia Marques 



Livro: Onde Está? – Noite Assombrada / Um Livro com Charadas Ilustradas
Autora: Jean Marzollo
Ilustrador: Walter Wick
Editora: Fundamento


Sobre o livro: 
Onde Está? – Noite Assombrada é um livro surpreendente de charadas visuais, onde é preciso ter muita concentração, percepção e coragem para transcorrer todos os cenários fantasmagóricos e solucionar os desafios propostos, que não são nem um pouco fáceis. Cada página, povoada por imagens realísticas, possui uma charada que direciona o leitor sobre os itens que devem ser localizados.



Os cenários do livro - que vão desde um cemitério a um quarto infantil macabro - foram elaborados e fotografados por Walter Wick, em seu estúdio.  O artista utilizou vários recursos e materiais para montá-los tais como madeira, isopor, tecido, brinquedos, gelo seco, arbustos, algodão dentre outros. 



No final do livro, ainda existem várias sugestões de mais charadas e uma atividade onde a criança pode escrever sua própria história de terror, utilizando as imagens já vistas.

É super divertido para todas as idades.


Sobre a autora:
Jean Marzollo nasceu em Connecticut, EUA. É autora e ilustradora de livros infantis. Mais informações no site: http://www.jeanmarzollo.com/bio.html


Sobre o ilustrador:
O americano Wick Walter é autor de livros infantis e ilustrador fotográfico. Seu trabalho e sua história está disponível no site: http://www.walterwick.com/


Curiosidades: 
- Jean Marzollo e Wick Walter receberam inúmeras sugestões de crianças para criarem um livro de terror. Daí surgiu a idéia do Noite Assombrada;
- A obra faz parte da coleção Onde Está, que, no Brasil, inclui ainda: Casa da Diversão, Na Escola, Mistério e Caça ao Tesouro


Trecho do livro:
“Eu vejo quatro abóboras, um pedaço de régua, um morcego, oito pinhas, uma escada, um coelho, um gato; (...)”


Fontes:
- http://www.jeanmarzollo.com/bio.html;
- http://www.walterwick.com/;
- Informações contidas no próprio livro.





4 comentários:

  1. Tem muito livro infantil surpreendendo pelas características positivas. E as crianças influenciaram a ele escrever o livro? BRILHANTE ! Incentivar a leitura desde cedo é um caminho mais que correto a se seguir.

    _
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Carlos! Todos os livros infantis devem ser escritos assim, né? Ouvindo-se um pouco mais seus leitores (as crianças)! Abs!

      Excluir
  2. Que livro diferente!
    Eu particularmente não daria um livro para meu filho que tivesse imagens de cemitérios e cômodos assustadores... Mas tem que fazer livros para todos os gostos neh?! Tem criança/ pre-adolescente que gosta mais exatamente por ser assustador rs.
    Bjos

    http://oceano-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Gabi. Tem criança e adolescente que amam esse tipo de visual. Rsrsrs. Mas embora o livro tenha essas cenas, o terror é muito sutil. Bjs!

      Excluir