quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Livros Infantis Antigos: (1984) Tuc-tuc - Paula Saldanha


Por Andreia Marques 






Dados originais do livro:
Título: Tuc-tuc
Autora e ilustradora: Paula Saldanha 
Editora: Memórias Futuras
Ano: 1984 (pela editora Memórias Futuras)


Sobre o livro:
Definitivamente, existem indivíduos que, desde muito pequenininhos, não aceitam qualquer resposta para suas dúvidas mais cruciais. Cruciais do tipo: “O que existe além do horizonte?”, ou, ainda, “Até onde posso ir?”. E assim também o é um simpático passarinho, personagem principal do livro Tuc-tuc, da escritora Paula Saldanha – ela mesma, da programa Globinho



Na história, Tuc-tuc é um passarinho recém-nascido que tem uma vontade imensa de viver e experimentar coisas novas. Deseja conhecer o mundo e não se satisfaz, apenas, com as respostas prontas do dia-a-dia. Ele quer ver tudo na prática. E como só enxergava até a linha do horizonte, não resistiu à vontade de ver o que havia além. Partiu, sozinho, mar adentro, sobre uma folha que fez de jangada, pois ainda não sabia voar. E será que valeu mesmo a pena sua aventura? Bom... Do outro lado, Tuc-tuc conheceu coisas interessantes, fez uma nova amizade e até aprendeu a voar.


As ilustrações foram feitas com aquarela pela própria Paula Saldanha




Sobre a autora e ilustradora:
Paula Werneck Saldanha nasceu no Rio de Janeiro, em 1953. Escreveu e ilustrou seu primeiro livro (Tuc-tuc) aos 16 anos. Trabalhou na Tv como jornalista e apresentadora do programa infantil Globinho, que durou 7 anos.  Tuc-tuc também foi publicado na Inglaterra, pela editora Panda Publishing.


Trecho do livro:
“Seu nome ia ser Argos, ou Aspargos, mas acabou sendo chamado de Neném. Era Neném pra cá, era Neném pra lá, e ele já estava cheio de ser paparicado.
Não sabia ainda voar, mas todo dia dava sua voltinha. Tuc... tuc... tuc... lá ia ele desajeitado, tentando se equilibrar.”


Fontes:
- http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYP0-5271-263073,00.html
- Informações contidas no próprio livro.




2 comentários:

  1. Vendo esse livro, lembrei do livro "Quase de Verdade" da Clarice, que é voltado para crianças. Faz um tempinho que eu li, mas lembro que gostei bastante na época. Fica a dica!

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos Magno! Td bem?
      Por coincidência, já resenhei o livro Quase de Verdade aqui no blog. Realmente é um ótimo livro infantil. Obrigada pela dica!!!! Se vc puder conferir, veja o link da resenha: http://contoseuconto.blogspot.com.br/2012/09/dica-de-livro-quase-de-verdade-clarice.html

      Bjs

      Excluir