terça-feira, 3 de junho de 2014

Dica de Passeio Cultural: Biblioteca Parque Estadual


Por Andreia Marques





Meus queridos,

Visitei a recém-inaugurada Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio de Janeiro, e a minha impressão foi a melhor possível. O espaço pertence à Secretaria de Estado de Cultura e a proposta é que seja mais que uma biblioteca, assumindo o modelo de um centro de atividades culturais para os que buscam informação e lazer, onde haja a democratização do acesso ao conhecimento e, consequentemente, à educação. 



O edifício, de três andares e dois anexos, contém espaço para exposições culturais e seções distintas dedicadas às artes, línguas, quadrinhos, atualidades, conteúdo geral, leitores especiais e crianças. E, dentro dessas seções, pode-se ter acesso livre a vídeos, áudios, livros, revistas, gibis e jornais.


O espaço dedicado aos leitores especiais é composto de diversos documentos em áudio e vários livros em braile de múltiplos gêneros, inclusive infantil. Aliás, todo o prédio é acessível aos deficientes visuais. Até os letreiros nas paredes possuem versão em braile. 


 

O conforto dos visitantes também foi uma questão bem planejada. Disponibilizaram, em todos os andares, além das mesas e cadeiras usuais, alguns círculos com pufes e cabines de leitura. Existe, ainda, um café e um espaço externo para relaxar e conversar, com direito ao som sutil de uma fonte que flui de uma grande escultura.

 

 

 


 

 


O conteúdo infantil, por sua vez, encontra-se em uma área à parte, no segundo anexo. Possui um bom número de obras e um espaço lúdico com brinquedos, estante em forma de casinha, cadeiras e mesas adaptadas para os pequeninos.

 

 

 


A Biblioteca Parque Estadual faz parte de uma “rede” de bibliotecas que também tem sede na Rocinha, em Manguinhos, em Niterói e no Complexo do Alemão.
Excelente passeio para toda a família.


Para mais informações acesse:

- http://www.cultura.rj.gov.br/espaco/biblioteca-parque-estadual-bp
- http://www.bibliotecasparque.org.br/



Endereços:
- Biblioteca Parque Estadual
Av. Presidente Vargas, 1261, Centro, Rio de Janeiro.
- Biblioteca Parque Rocinha
Estrada da Gávea, 454, Rocinha, Rio de Janeiro
- Biblioteca Parque Manguinhos
Avenida Dom Helder Câmara, 1184 (atrás do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila), Manguinhos, rio de Janeiro.
- Biblioteca Parque Alemão
Complexo do Alemão, Rio de Janeiro
- Biblioteca Parque Niterói
Praça da República, s/nº, Centro, Niterói










Nenhum comentário:

Postar um comentário