quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dica de Livro Infantil: O Tesouro Encontrado por Acaso, de Marco DePaiva


Por Andreia Marques




Livro: O Tesouro Encontrado por Acaso
Autor: Marco DePaiva
Ilustradora: Roberta Resende
Editora: Livros e Ebooks
Ano: 2012

Sobre o livro:
A vida é feita de pequenas e grandes surpresas e o mundo infantil é, de fato, repleto delas. Nós, adultos, altamente compromissados e ocupados, deveríamos observar mais as crianças  que, em sua sabedoria inata, sempre se espantam com todas as descobertas. Essa é, para muitos filósofos e estudiosos do assunto, a chave da verdadeira felicidade. E o que dizer quando, em um passeio despretensioso, encontramos uma imensa surpresa, ou, melhor ainda, um grande tesouro? Foi o que aconteceu com Pedro Miguel, no livro O Tesouro Encontrado por Acaso, de Marco DePaiva.
 

Na história, o menino Pedro Miguel experimentava suas últimas semanas de férias e sua rotina estava um verdadeiro marasmo. Sem nenhuma atividade interessante, ele saiu para caminhar e descobriu, completamente por acaso, uma caixa que continha um grande tesouro. E o que seria?

As ilustrações, em preto e branco, foram feitas por Roberta Resende e são muito delicadas e encantadoras.


De fato, o livro nos faz refletir sobre o quanto não nos damos conta de que somos agraciados, em nosso cotidiano, com verdadeiros presentes e tesouros.


Sobre o autor:
Marco DePaiva é goiano de Ipameri. Graduado em Física pela Universidade de Brasília, trabalha, atualmente, com informática.
Para adquirir o livro "O Tesouro Encontrado por Acaso" e obter mais informações sobre suas obras literárias, acesse o site http://livrosebooks.com.br/catalogo/detalhes.php?id=9788565502092 e a fanpage https://www.facebook.com/livrosebooks


Trecho do livro:
“Na rua deserta, Joab viu que a luz verde tinha aparecido novamente. Sempre no mesmo ponto, do outro lado da estrada de ferro.
- Olhem, os alienígenas voltaram.
- É mesmo, todo dia aquela luz verde brilha misteriosamente, atrás da linha de ferro – comentou Túlio.”


Fontes:
- Informações contidas no próprio livro;
- https://www.facebook.com/livrosebooks;
- http://livrosebooks.com.br/catalogo/detalhes.php?id=9788565502092



2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog. Acredito muito que a formação da criança que lê, que através da literatura exercita a imaginação, que se envolve no universo criativo, que aprende a gostar do conhecimento e que percebe que o saber não é uma obrigação, mas, de alguma forma, uma necessidade presente por toda a vida. Digo, porque a seu exemplo, enquanto criança, era seduzido pelas histórias fictícias, pelo sonho de poder voar pelo mundo e tempo sem sair do chão. Hoje, fascinado pela Filosofia, percebo que mudei apenas o cenário na busca do conhecer, saindo do lúdico para a realidade com a mesma intensidade e desejo de seguir sorvendo todo o conhecimento que o mesmo voo iniciado na infância me conduz por caminhos onde nem todos os homens imaginam existir. Parabéns nobre colega filosofante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega de filosofia! Primeiramente, seja bem-vindo ao blog. Sinta-se à vontade retornar e comentar sempre que possível.
      Acredito que a citação da autora americana Ursula K. Le Guin, ilustra bem o seu comentário: “um adulto criativo é uma criança que sobreviveu.” Ou seja, somos, quando adultos, os mesmos leitores que fomos quando criança. No entanto, existem algumas modificações, como os cenários, as expectativas e, essencialmente, o ponto de vista, que são afetados com o tempo e a vivência. Mas quando tomamos gosto pela leitura, este permanece por toda a vida.
      Obrigada, pelo sensível comentário. Grande abraço!

      Excluir