segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Dica de Livro Infantil: As Aventuras do Gato Marquês, de Ieda de Oliveira



Por: Andreia Marques






Livro: As Aventuras do Gato Marquês
Autora: Ieda de Oliveira
Ilustradora: Lucia Brandão
Editora: Globinho


Sobre o livro:
Ouvimos falar, com frequência, sobre a importância de uma grande amizade. Que uma amizade verdadeira é capaz de transformar, não só pessoas, mas também animais, fazendo com que espécies bem diferentes se tornem companheiros leais para sempre.

É o que conta o livro As Aventuras do Gato Marquês, de Ieda de Oliveira. Na história, o Gato Marquês era um espertalhão que dizia ser neto do Gato de Botas e vivia a caçar passarinhos na floresta. Como resultado de suas peripécias, os pequenos voadores fugiram para bem longe para não virarem lanche do bichano guloso.



Certo dia, no entanto, o imponente gato foi surpreendido pelo belo canto de um pássaro negro chamado Melro, que chegou de repente na floresta. Primeiramente atraído por uma deliciosa refeição, o Gato Marquês resolveu conhecer o pássaro e se viu em uma situação bem diferente, que o fez perceber o quanto vale a pena superar as diferenças em nome de uma grande amizade.



As ilustrações são lindíssimas, coloridas, divertidas e cheias de movimento. O Gato Marquês ficou um charme de botas e chapéu.



É um livro doce, de deliciosa leitura.


Sobre a autora
Ieda de Oliveira é escritora com doutorado, pós-doutorado e especialização em Literatura Infantil e Juvenil.

Recebeu vários prêmios por seu trabalho literário e crítico, entre eles o Prêmio José Guilherme Merquior de crítica literária, o Prêmio Adolfo Aizen de literatura infantil, o Prêmio Alice da Silva Lima de teatro infantil; foi finalista do Prêmio Espace Enfants (Suíça) e agraciada com láureas “Altamente Recomendável” da FNLIJ.

E, além de autora, também é conferencista e compositora. Sua obra está disponível no blog http://iedadeoliveira.blogspot.com.br/


Sobre a ilustradora:
Lúcia Brandão nasceu em São Paulo, em 24 de Dezembro. Começou a trabalhar como ilustradora com 17 anos. Seu portfólio está disponível no site: http://luciabrandao.wix.com/ilustracao


Curiosidades:
- Segundo a autora, sempre a incomodaram os métodos utilizados pelo Gato de Botas para enriquecer seu dono e, assim sendo, decidiu-se por criar um gato diferente e capaz de não perpetuar o comportamento de seu antepassado: “O Gato de Botas era esperto, mas não lhe importava o preço a pagar para alcançar seus objetivos. Então, se fosse preciso, ele mentia, passava os outros pra trás... Por isso, criei o gato Marquês, capaz de superar, com o esforço que toda ação de mudança impõe, os seus limites e de desenvolver um valor maior que a esperteza, o amor”.


Trecho do livro:
“O pássaro concordou e eles partiram para a casa do gato.
Assim que chegaram, o gato foi logo dizendo para o Melro onde ele poderia dormir. Enquanto a dona Coruja conversava com o passarinho, ele foi correndo até o quarto e fechou bem a janela para que o Melro não pudesse fugir.”


Fonte:
- http://luciabrandao.wix.com/ilustracao
- http://iedadeoliveira.blogspot.com.br/
- Informações contidas no próprio livro.









Nenhum comentário:

Postar um comentário