terça-feira, 8 de maio de 2012

Autor e ilustrador de "Onde Vivem os Monstros" morre aos 83 anos



Imagem: cakeheadlovesevil.files.wordpress.com


O escritor e ilustrador norte-americano Maurice Sendak, cujo livro infantil "Onde Vivem os Monstros" se tornou a história de ninar mais comum por pelo menos três gerações, morreu aos 83 anos de idade.

Sendak morreu durante a noite no hospital Danbury, em Connecticut, de complicações de um acidente vascular cerebral recente, informou um porta-voz do hospital nesta terça-feira. Ele morava em Ridgefield, Connecticut.

Sendak, que nasceu no Brooklyn em 1928 e foi apelidado por um crítico de Picasso dos livros infantis, ilustrou mais de 50 livros durante sua longa carreira e conquistou vários prêmios por seus desenhos. O governo sueco concedeu-lhe o Prêmio Hans Christian Andersen por ilustração de livros infantis em 1970.

A casa funerária Kane em Ridgefield confirmou ter sido contactada pela família para tratar dos serviços funerários.

Sendak, que foi uma criança que ficava bastante doente, passou grande parte de seu tempo dentro de casa. Ele gostava de livros e desenhou por todo o ensino médio. Ele tornou-se um ilustrador profissional após trabalhar brevemente como vitrinista na loja de brinquedos FAO Schwarz em Nova York e ter aulas na Art Students League de Nova York.

Ele ilustrou seu primeiro livro, "The Wonderful Farm", em 1951 e ganhou reconhecimento internacional em 1963 com "Onde Vivem os Monstros", sobre um menino que imagina um mundo de monstros. No ano seguinte, a Associação de Livrarias Americanas concedeu-lhe a prestigiosa Medalha Caldecott pela ilustração no livro.


Leia mais em: http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRSPE84703V20120508



Nenhum comentário:

Postar um comentário