Livro infantil em braille e multissensorial será lançado neste sábado no MACC
"Adélia Esquecida", livro infantil dedicado às crianças, inclusive as que são portdores de deficiência visual, será lançado neste sábado, dia 26 de maio, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC). O projeto, da escritora Lia Zatz, com ilustrações da artista plástica Luise Weiss, conta a história da menina Adélia seu cotidiano.
O livro tem como diferencial ser em linguagem Braille, mas de um material que não fura o papel, conferindo qualidade e contrastes às ilustrações de cores vibrantes, às texturas e relevos e, também, aos aromas presentes na obra, que é multissensorial.
O sistema de impressão, chamado de Braille.BR, permite que o livro possa ser utilizado por pessoas com deficiência visual ou visão normal, com alta qualidade na legibilidade e sem prejuízo da qualidade para todos os públicos.
“Uma vez que se utiliza o design gráfico como ferramenta de acesso da pessoa com deficiência visual à literatura, o projeto assume características com alto valor de inclusão social e elimina o isolamento que permeia a vida de tantas crianças com deficiência, na escola ou fora dela”, explica a autora.
O leitor poderá sentir a trama da malha de lã da personagem Adélia, o cordão do seu sapato, o zíper de sua roupa. Além disso, como o livro se utiliza de recursos olfativos, ela também sentirá o cheiro do couro e do jardim, na parte externa da casa, quando Adélia sai para ir para a escola.
Leia mais em: http://www.campinas.com.br/cultura/2012/05/livro-infantil-em-braille-e-multissensorial-sera-lancado-no-macc-neste-sabado
Nenhum comentário:
Postar um comentário