sábado, 26 de maio de 2012

Entrevista: A LITERATURA E A ARTE DE ETERNIZAR



Segue a minha entrevista para o Blog Traduzindo o Economês,
Com a tributarista Sueli Angarita



Diz o ditado popular: “quem conta um conto, aumenta um ponto”. Nesse contexto, a história é sempre modificada cada vez que é contada. 

Provando que a história pode e deve ser preservada, a jovem escritora Andreia Marques criou o Projeto Conto seu Conto, uma ideia inovadora que, acima de tudo, reflete a importância da leitura na formação dos brasileiros.


Traduzindo: Em que consiste o projeto Conto seu Conto?

Andreia: O Conto seu Conto consiste na criação de livros, inspirados em histórias reais. Através do projeto cidadãos comuns protagonizam suas trajetórias de vida, de forma totalmente exclusiva.

Traduzindo: Quais os reflexos dos seus livros no universo infantil?

Andreia: O universo infantil é naturalmente povoado pela fantasia e, por isso, a identificação com os livros, principalmente os ilustrados, é quase que automática. Quando a criança se vê como personagem de uma história, torna a experiência de ler mais emocionante e marcante.

Traduzindo: Você acredita que os brasileiros desenvolveram o gosto pela leitura? 

Andreia: Eu diria que o brasileiro vem desenvolvendo, gradualmente, o gosto pela leitura, muito embora, esse interesse ainda não seja nada comparável ao dos países de primeiro mundo. Falta ainda uma política de incentivo mais profunda e adequada para cada tipo de idade. O incentivo para a criança, por exemplo, praticamente só existe na iniciativa privada e, mesmo assim, de forma modesta. O Brasil ainda é um país de poucos leitores.

Traduzindo: De que forma seus livros podem incentivar o hábito de ler?

Andreia: Criando a identificação absoluta. O livro pode ser algo inacessível quando não existe a identificação com as histórias ou personagens. Quando se cria esse elo de envolvimento, inserindo o leitor na história, fica muito mais fácil criar o entendimento e o interesse pelo que se lê e, posteriormente, por outros livros.

Traduzindo: Qual sua opinião sobre a educação no país?

Andreia: A educação no país é deficiente. O Brasil vem evoluindo, mas há muito para ser feito em todos os aspectos. No tocante aos livros, embora existam algumas iniciativas governamentais e privadas a respeito, o interesse pela leitura ainda não é estimulado, de forma eficiente, nas escolas. 

Traduzindo: Que tipo de público o projeto pretende alcançar?

Andreia: Todos, sem exceção. Pois em todas as classes, idades e culturas existe a necessidade de se contar suas histórias e de incentivar a leitura.

Traduzindo: Como a literatura pode contribuir na formação do cidadão?

Andreia: A leitura, definitivamente, engrandece o ser humano e da formosa mais simples, eficaz e legítima. Torna-o mais inteligente, enriquece seu vocabulário, faz com que conheça novas culturas, flexibiliza suas perspectivas, e, sem dúvida, torna-o mais consciente de seus direitos e deveres. Um indivíduo mais inteligente, mais culto, mais eloquente e mais consciente, é capaz de interferir e modificar seu mundo, sua sociedade e sua realidade.

Traduzindo: Como podemos perceber, o bem-estar social é mais que um direito dos brasileiros. O hábito da leitura forma cidadãos mais conscientes. Políticas públicas precisam dar mais acesso ao conhecimento, á educação. Também é papel da família desenvolver o gosto pela literatura. Só assim, seremos um pais melhor, uma vez que os jovens de hoje representarão a sociedade no futuro.


A obra de Andreia Marques pode ser encontrada no site http://www.contoseuconto.com.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário