domingo, 8 de julho de 2012

Dica de Livro: A Festa no Céu - Ângela Lago





Livro: A Festa no Céu – Um conto do nosso folclore
Autora e ilustradora: Ângela Lago
Editora: Melhoramentos


Sobre o livro: 
Folclore é o conjunto de histórias criadas por um povo, que são transmitidas através das gerações, por livros, músicas e costumes que refletem a cultura e as tradições deste povo. Por isso o folclore possui uma importância sócio-histórico-cultural tão profunda, pois impede que as atuais e futuras gerações esqueçam suas origens. 

Seguindo esse princípio, livros como “A Festa no Céu”, da autora Ângela Lago, merecem uma atenção especial.

A autora recontou este clássico do nosso folclore utilizando-se de uma linguagem simples e objetiva. Suas ilustrações são ricas e ajudam a compor o cenário com detalhes que não estão explícitos no texto, mas que, certamente, povoará o imaginário infantil ao ler o conto. Todo o conjunto atende à proposta de nos inserir na aventura da esperta tartaruga, que conseguiu ir, sem dificuldades, a uma festa no céu, onde só havia animais de asas.

O livro é muito simpático e entrou para a “Coleção Itaú de Livros Infantis”, da Fundação Itaú Social.

Vale a pena ler e, mais ainda, aplicar como incentivo para que nossas crianças conheçam mais sobre as histórias tão fantásticas que fazem parte do nosso folclore, que compõem a nossa identidade.


Sobre a Autora: 
Ângela Anastácia Cardoso Lago, é escritora e ilustradora. Nasceu em Belo Horizonte, em 1945. Possui diversas obras com seus textos e ilustrações e várias premiações, dentre elas, o prêmio Jabuti, Categoria Melhor Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, de 2008, pelo livro “João Felizardo, o Rei dos Negócios”


Curiosidades: 
1- Segundo nota contida no livro “A Festa no Céu”, Ângela Lago foi uma das primeiras ilustradoras a utilizar o computador para desenhar e uma das primeiras a fazer o seu site na internet (http://www.angela-lago.net.br/).
2- O conto original “A Festa no Céu” foi escrito pelo brasileiro Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), que era historiador, antropólogo, advogado, jornalista e profundo estudioso do folclore brasileiro e mundial.


Trecho do livro:
“Naquela noite ia ter uma festa no céu. Nós, os bichos sem asa, estávamos jururus de fazer dó. Aí, imagine, a tartaruga, logo a tartaruga, decidiu que ia ao baile.”


Fonte:
http://pt.wikipedia.org




Nenhum comentário:

Postar um comentário