Por Andreia Marques
Livro: Emmanuela
Autora: Iêda de Oliveira
Ilustradora: Marilda Castanha
Editora: Ao Livro Técnico
Sobre o livro:
Falar sobre a morte para uma criança é sempre um assunto bem delicado. Nunca sabemos como a mente infantil será capaz de traduzir a realidade ou responder à perda definitiva de alguém importante como um irmão. No livro Emmanuela, de Iêda de Oliveira, essa questão é tratada de forma tão natural, que chega a comover. A morte de um bebê - a própria Emmanuela - relatada pelos olhos de seu irmão um pouco mais velho, chamado Rafael, foi muito bem elaborada, sem drama excessivo ou mistério, mas com muito sentimento e, acima de tudo, com a realidade que uma criança é capaz de entender, em seu tempo.
As ilustrações são belas. Marilda Castanha utilizou-se da pintura para exemplificar o mundo visto aos olhos do personagem. E conseguiu, com sucesso. Suas ilustrações são coloridas, detalhadas, com movimento e luz.
É um livro de linguagem simples, ótimo para se utilizado como ferramenta na hora de explicar sobre a vida e a morte para as crianças.
Sobre a autora:
A brasileira Ieda de Oliveira é escritora de vários livros infantis e compositora. Seu trabalho está disponível no blog http://iedadeoliveira.blogspot.com.br/
Sobre a ilustradora:
Marilda Castanha é autora e ilustradora. Seu trabalho está disponível no blog http://marildacastanhailustradora.blogspot.com.br/
Trecho do livro:
“Nossa vida ficou muito alegre. Às vezes eu brigava com o João porque tudo que a mamãe pedia pra eu fazer, ele corria na frente. Se eu não ficasse esperto era capaz dele nem deixar eu chegar perto da neném. A mamãe inventou uma música de ninar e a gente ficava cantando bem baixinho: “Dorme, dorme Emannuela, minha moça bela. Aqui não tem bicho-papão. Não tem medo não.” Era engraçado ver o João cantando com a chupeta na boca.”
Fontes:
- http://marildacastanhailustradora.blogspot.com.br/
- http://iedadeoliveira.blogspot.com.br/
AMEI a temática do livro!
ResponderExcluirEsse assunto é mesmo muito delicado, e aborda-lo de forma natural ( não traumática) é essencial!
As ilustrações não faz muito meu estilo, apesar de não serem feias. Prefiro para livros infantis aquelas que são mais firmes/delicadas ou usem cores mais suaves!
Parabéns pela escolha do livro!
Fique com Deus! =)
oceano-literario.blogspot.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOi, Gabi! Realmente o assunto é muito delicado, por isso, ter recursos como um livro desses ajuda a esclarecer.
ExcluirBjs
Oi, Andréia, fiquei muito feliz com sua leitura do Emmanuela. Deixa eu te contar uma coisa interessante: Esse livro foi adquirido pela editora Saraiva para a coleção Jabuti e a Marilda Castanha foi convidada a ilustrá-lo novamente. O curioso é que nessa ocasião ela já havia tido sua primeira filha. Diante desse fato, ela mudou completamente o olhar sobre o texto. Caso possa, dê uma olhada na edição feita pela Saraiva. Um beijinho e muito obrigada pela leitura. Ieda de Oliveira
ResponderExcluirOlá, Ieda de Oliveira!
ExcluirFiquei honrada com sua visita e muito feliz com seu comentário. Com certeza vou adquirir a nova versão do livro Emmanuela, na edição feita pela Saraiva, e incluir todos os detalhes aqui na resenha. Fantástica essa mudança de olhar da ilustradora Marilda Castanha, que você citou. É impressionante como as vivências e experiências dão vida nova, ou pelo menos diferente, ao olhar do artista para a sua obra, seja ele autor ou ilustrador, não é? Parabéns pelo livro e pela sensível visão a respeito de assuntos tão importantes ao mundo infantil!