terça-feira, 2 de outubro de 2012

Livros Infantis Antigos: (1969) Chuva Que Não Acaba Mais - Maria Mazzetti



Por Andreia Marques





Dados originais do Livro:
Título: Chuva Que Não Acaba Mais
Autora: Maria Mazzetti
Ilustrador: Danilo Abbês
Editora: Ao Livro Técnico S.A. / Coleção Curupira
Ano: 1969


Sobre o livro:
Chuva, chuva! O quanto uma tempestade pode atrapalhar nossa rotina? E é exatamente sobre isso que trata o livro Chuva Que Não Acaba Mais, onde uma simpática lavadeira (ou libélula) chamada Doquinha trabalhava muito lavando roupas para outras criaturinhas e recebendo, em troca, muitos tostões furados. Como seu trabalho necessitava de dias quentes e ensolarados, quando a chuva decidiu cair por vários e vários dias, sua vida virou uma grande bagunça. As trouxas de roupas se amontoavam dentro de sua casa – aliás, ela morava dentro de um pote de pó-de-arroz muito charmoso – deixando a lavadeira desesperada. 



E como a chuva não parecia dar trégua, a própria Doquinha foi resolver a situação. Decidiu visitar a casa da Dona Chuva, no céu. Deste modo, saiu com seu carrinho de sabão – última moda entre as lavadeiras – e foi até lá. E para a sua surpresa que Dona Chuva estava com problemas, pois sua máquina de lavar havia quebrado e ela não sabia lavar roupas na mão. Ela estava pendurando suas roupas sujas nas cordas de arco-íris e jogando bastante água para tentar limpá-las. Por isso não parava de chover. Aí dona Doquinha resolveu ajudar, lavando todas as suas roupas. Dona Chuva, agradecida, cessou o aguaceiro e deu a Doquinha muitos tostões furados e alguns presentinhos: Relâmpagos (para que passasse roupas quando o ferro quebrasse), guarda-chuvas e aguaceiros enlatados. Assim, a lavadeira voltou para casa muito feliz. Lavou todas as roupas, ganhou muito dinheiro, comprou um carro novo e colocou uma placa luminosa em sua casa, que dizia: “Doquinha, a lavadeira maravilhosa, cobra um tostão furado e passa com um relâmpago e que nem relâmpago!!”



As ilustrações são bem simples, mas combinam com a linguagem utilizada no texto. 



De forma geral, a história é criativa. O livro é ideal para crianças bem pequenas.


Sobre a autora:
Maria Mazzetti nasceu 1926, no Rio de Janeiro, e morreu em 1974. Foi professora primária e técnica em educação. Escreveu várias poesias e histórias infantis.


Sobre o ilustrador: 
Sem informações disponíveis sobre o ilustrador.


Trecho do livro:
“A lavadeira Doquinha morava na beira do rio, dentro de uma caixinha velha de pó-de-arroz. Era uma casa muito moderna com paredes só de espelho.”


Fontes:
- http://educadoradevanguarda.blogspot.com.br/2011/07/maria-mazzetti.html




5 comentários:

  1. Faltam livros assim, atualmente, para nossas crianças. Aprendizado com beleza e fantasia inocente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Marcos, é verdade! Livros assim parecem não ser mais apreciados nos dias atuais. Mas acredito que isso é imposto pelos adultos, pois as crianças continuam gostando de coisas bem simples. Abs!

      Excluir
  2. Como comentado acima, falta livros assim para as crianças e além do mais, incentivo, desde o ambiente familiar ao escolar, não generalizando, claro.

    Recentemente eu vi um projeto do Banco itaú para de incentivo a leitura infantil dando livros gratuitos (segue o link: http://www.itau.com.br/itaucrianca ).


    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlos. Concordo também que faltam livros assim. Ou ao menos que essa essência deveria ser resgatada de vez em quando.
      Sobre o projeto do Banco Itaú, é fantástico. Qualquer pessoa pode se cadastrar e receber 3 livros infantis em casa. Muito bom!
      Abs!

      Excluir
  3. Olá, gostei muito da iniciativa do seu blog. Precisamos incentivar as crianças a lerem mais. Esse livro (Chuva que não acaba mais)marcou muito a minha infância, pois o li quanto tinha 7 anos e até hoje (já uma adulta) nunca o esqueci.
    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir