quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Livros Infantis Antigos: (1988) Rei Zangado & Rainha Furibunda - Jorge de Sá


Por Andreia Marques 




Dados originais do livro:
Título: Rei Zangado & Rainha Furibunda
Autor: Jorge de Sá 
Ilustrador: Fernando Nunes
Editora: Ao Livro Técnico S.A.
Ano: 1988


Sobre o livro:
Um rei zangado convivendo com uma rainha furiosa não podia mesmo dar muito certo! E é sobre essa ideia inusitada que trata o livro Rei Zangado & Rainha Furibunda, de Jorge de Sá. Na história, assim como diz o título, rei e rainha são criaturas amargas e infelizes. Só que a rainha o é por maldade e o rei, por subjugação. Pois, na verdade, ele é zangado porque a rainha impõe que seja dessa forma. E naquele reino, não se podia sorrir, dançar ou comemorar qualquer coisa. Assim, diante deste tédio absoluto, o que todos costumavam fazer era dormir bastante, pois pelo menos dormir era permitido.



No entanto, em um belo dia, enquanto o rei dormia, teve sonhos espetaculares, em que ele se divertia pra valer em um bosque repleto de crianças a brincar, pintar e bordar. Foi aí que ele percebeu que não precisava permanecer naquela raiva toda, que seria muito mais feliz vivendo a vida numa boa. E para a tristeza da rainha, quando acordou ele fugiu do castelo e foi ser feliz viajando com um grupo de artistas e saltimbancos da poesia. Ufa, Melhor assim! Palmas para o rei! 

E a rainha? Não fica claro o seu destino, mas na certa deve ter morrido de raiva!

As ilustrações, mesmo em preto e branco são lindas. Os cenários são repletos de detalhes como pequenos animaizinhos dormindo e um ratinho que acompanha o rei em todas as cenas.



O livro é muito bom e excelente para ensinar ao público infantil que o mais importante é ser feliz e não se deixar subjugar por ninguém.


Sobre o autor:
Sem informações disponíveis sobre o autor.


Sobre o ilustrador:
Fernando Nunes é programador visual e ilustrador desde 1978.



Trecho do livro:
“Era uma vez um rei zangado,
sempre de cara amarrada
resmungando pelos cantos
nunca fazendo nada”


Fontes:
- http://www.fnlij.org.br/principal.asp?texto=PNBE&arquivo=/pnbe/texto/mamae_troxe_um_lobo.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário