terça-feira, 23 de julho de 2013

Livros Infantis Antigos: (1902) A História do Pedro Coelho - Beatrix Potter


Por Andreia Marques 




Dados originais do livro:
Título: The Tale of Peter Rabbit
Autora e ilustradora: Beatrix Potter
Editora: Frederick Warne
Ano: 1902

Dados de publicação no Brasil:
Título: A História do Pedro Coelho
Tradutor: Leonardo Thierry
Editora: Lótus do Saber


Sobre o livro: 
A história do Pedro Coelho é o primeiro livro da coleção que conta as aventuras do levado coelhinho. Pedro Coelho é um personagem muito esperto, que vive aprontando e inventando novas e novas aventuras na fazenda do Seu Gregório. E outros personagens interagem com Pedro, como camundongos, gatos e espantalhos.

As ilustrações de Beatrix são delicadas, cheias romantismo. Ao mesmo tempo em que conseguem traduzir bem o espírito aventureiro do personagem. 




Sobre a autora e ilustradora:
Helen Beatrix Potter nasceu em Londres, no ano de 1866 e morreu em 1943. Era escritora e ilustradora. Seu primeiro livro foi A história do Pedro Coelho, vindo a escrever, depois, vários outros livros infantis.


Curiosidades: 
- Beatrix Potter procurou várias editoras para publicar seu primeiro livro. Ao todo, fez setenta tentativas e teve seu livro recusado sessenta e nove vezes. Tanta persistência valeu mesmo a pena. O livro é considerado um clássico da literatura infantil mundial;
- A vida de Beatrix virou um filme chamado Miss Potter, com a atriz Renée Zellweger no papel principal;
- Alguns afirmam que J. K. Rowling deu o criou o sobrenome de seu personagem Harry Potter em homenagem a Beatrix. Porém, isso nunca foi confirmado pela autora.


Fontes:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Beatrix_Potter;
- http://www.lotusdosaber.com/pageslivros/pedro_coelho.html;
- http://www.peterrabbit.com/en/;
- http://www.leme.pt/biografias/beatrix-potter/

2 comentários:

  1. Nossa, que blog lindo! Me apaixonei... Amo livros infantis e no meu blog tem uma coluna infanto-juvenil... Vou aproveitar algumas dicas que tem aqui!

    Parabéns!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ei, Andreia! Desculpe eu ter sumido, minha internet resolveu criar problema e eu tive que chamar um técnico, fiquei, praticamente, duas semanas sem internet. Adorei o livro, bem fofinho! *-*

    Beijos,
    Livro Apaixonado

    ResponderExcluir