segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Livros Infantis Antigos (1985): O Tonel Encantando - Beatrice Tanaka


Por Andreia Marques 

 




Dados originais do livro:
Título: O Tonel Encantado
Autora e ilustradora: Beatrice Tanaka
Editora: Antares
Ano: 1985


Sobre o livro:
O Tonel Encantado trata-se de um conto chinês contado e ilustrado por Beatrice Tanaka, em forma de livro infantil, com o mesmo nome.

Na história, um paupérrimo toneleiro (vendedor de tonel) encontrou um tonel quebrado e abandonado no campo. Disposto a repará-lo para, quem sabe, ganhar uns trocados com sua venda, ele o levou para casa. 



Naquele mesmo dia, sua dedicada esposa pôs-se a limpar o tonel até que sua escova caiu dentro dele. E qual foi o seu espanto absoluto que logo o tonel ficou repleto de escovas, iguaizinhas àquela que havia caído antes. E quanto mais se tiravam as escovas, mais escovas surgiam de dentro do tonel. Então, como era de se esperar, o toneleiro virou vendedor de escovas e, em pouco tempo, ficou rico e gorducho.




Certo dia, porém, ao dar o troco a uma cliente, deixou cair um tostão dentro do tonel. E o que aconteceu? Isso mesmo. Logo o tonel ficou repleto de tostões! Era tostão que não acabava mais! Então, o vendedor de escovas decidiu se tornar um banqueiro, emprestando dinheiro a juros. 



Infelizmente, por causa da riqueza, o banqueiro – antigo toneleiro - acabou ficando mesquinho e desconfiado. Não permitia que ninguém retirasse o dinheiro de seu tonel, além de sua esposa e do seu avô. Criou, então, três turnos onde ele retirava o dinheiro pela manhã, a sua esposa retirava à tarde e o seu avô, à noite. Mas o coitado do velhinho ficava com tanto sono que, em uma noite, cochilou, caiu dentro do tonel e morreu. E, morbidamente, o tonel ficou cheio de defuntos do vovô. Que loucura!

Foram precisos muitos e muitos enterros para os defuntos que não paravam de surgir de dentro tonel. E, para pagar tantos enterros, o banqueiro gastou todo a sua fortuna. E quando o último tostão acabou o tonel estourou em mil pedacinhos.



As ilustrações são interessantes, todas em preto e vermelho e no mesmo estilo de xilogravuras. 



É um ótimo conto que ensina muito sobre as oportunidades que não podem ser desperdiçadas e as consequências da avareza.


Sobre a autora e ilustradora:
Beatrice Tanaka nasceu em 1932, na cidade de Chernivtsi, Ucrânia. Por causa da ocupação alemã (1944) retirou-se com sua família para a Palestina, para depois vir morar no Brasil (1947). Cursou Línguas Modernas e Pedagogia, em Belo Horizonte, na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais.


Trecho do livro:
“Em pouco tempo ganhou casinha com forno e fogão, quintal, jardim e galinheiro. E barriga redondinha de tanto comer os frangos assados, os ovos estrelados e as compotas que a mulher lhe preparava.”


Fontes:
- http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/cenario-e-figurino/biografia-de-beatrice-tanaka/








4 comentários:

  1. Andreia, não conhecia esse livro! Já mencionei aqui que sou fã de infanto-juvenis, então é claro que vou aproveitar a dica!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Andréia que cantinho mais lindo é este blog ! Muito encantada com tudo, adoro livros e sei que estarei sempre por aqui , vendo suas novidades!!!

    Já estou te seguindo e gostaria de aproveitar a oportunidade e te convidar para conhecer o Manias da Sú e se quiser me seguir tbm,
    grande bj!!!

    maniasdasu@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aw, eu gostei desse livro! Bem fofinho *-*

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. lembro bem desse livro quando estudava num ciep em minha cidade !

    ResponderExcluir