quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dica de Livro: A Maior Flor do Mundo - José Saramago


Por Andreia Marques 




Livro: A Maior Flor do Mundo
Autor: José Saramago 
Ilustrador: João Caetano
Editora: Caminho


Sobre o livro: 
O livro é genial. A linguagem utilizada é tão simples, que a história pode parecer inacabada. No entanto, a mensagem é bem eficiente. Saramago conseguiu, com sua sabedoria usual, falar direto às crianças, sem rodeios.

No texto, um menino se aventurou a desbravar novas terras e se deparou com uma flor gigante. Ela, embora imponente pelo tamanho, estava completamente murcha, quase morrendo. E eis que o menino se propôs a ajuda-la. Tarefa que parecia simples, a princípio, mas que se transformou em uma empreitada altamente trabalhosa.



As ilustrações também são fantásticas. Ver a imagem de Saramago historiando sobre sua escrivaninha me fez imaginar o grande autor a divagar pelo seu admirável mundo de ideias férteis.



O livro, de tão especial, recebeu o selo de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2001.


Sobre o autor:
José Saramago nasceu em Portugal, em 1922 e morreu em 2010. Em 1998  recebeu  o Prêmio Nobel de Literatura


Sobre o ilustrador: 
João Caetano nasceu em Moçambique, em 1962. Ilustrou cerca de 20 títulos na área do livro infanto-juvenil, em Portugal e Espanha.


Curiosidades: 
- O primeiro emprego de Saramago foi como serralheiro mecânico;


Trecho do livro:
“Foram todos de carreira, subiram a colina e deram com o menino adormecido. Sobre ele, resguardando-o do fresco da tarde, estava uma grande pétala perfumada…”


Fontes:
- http://josesaramago.blogs.sapo.pt
- http://palavras-cruzadas.blogspot.com.br/2009/04/joao-caetanoo-meu-ilustrador-predilecto.html



6 comentários:

  1. Oi, Andréia! Conheço pouco, porém o suficiente para ser apaixonado por Saramago... Fiquei muito curioso pelo A MAIOR FLOR DO MUNDO. Parabéns pela postagem e blog! Com tempo, venha ler e comentar INFAUSTA CORRIDA, O CHOQUE http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jeferson! Seja bemvindo e sinta-se a vontade para comentar sempre! Saramago é um gênio, né? Também desconhecia que escrevia livros infantis. Quando descobri, quis logo compartilhar essa informação preciosa. Parabéns pelo seu blog! Seus textos, e acima de tudo, sua visão do mundo bem original! Abs!

      Excluir
  2. Conheci José Saramago através do seu livro : Ensaio sobre a cegueira, que infelizmente nunca li mas muitas vezes ouvi a respeito.
    Não sabia que ele havia escrito livros infantis,que legal!!!
    O ilustrador também é talentoso,suas ilustrações parecem quadros impressionistas!
    =)

    http://oceano-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Gabi, essa informação do livro infantil parece não ter sido muito divulgada. Concordo com vc que o ilustrador é fantástico. Deu um tom de arte ainda maior ao livro.
      Bjs

      Excluir
  3. Tenho curiosidade de ler esse livro...
    Parece ser tão bom...
    Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Pan... É fininho, de leve leitura, inteligente, as imagens são lindas, enfim, bastante agradável.
      Abs!

      Excluir