segunda-feira, 11 de março de 2013

Dica de Livro Infantil: O Coração de Corali - Eliane Ganem


Por Andreia Marques 







Livro: O Coração de Corali
Autora: Eliane Ganem
Ilustradora: Elvira Vigna
Editora: Rocco


Sobre o livro: 
Quem nunca se deparou com a sensação de que há um buraco em seu coração? Sim, um buraco emocional que dá a impressão de crescer a cada dia. Aquela sensação de vazio inexplicável que a gente tenta de todas as formas preencher. E que, infelizmente, raramente consegue.

E essa sensação um tanto medonha também aconteceu à personagem Corali, no livro O Coração de Corali, de Eliane Ganem. Na história, a menina sentia o incômodo de carregar tal vazio inexplicável no peito e resolveu expor isso aos seus pais, o que causou grande rebuliço em sua família. Mas seria o buraco no coração algo tão incomum? Seria uma característica somente da pequena Corali?



As ilustrações são criativas. Elvira Vigna utilizou-se apenas das cores lilás e branco e muitas formas e perfis para compor o visual do livro.



A história é de uma poesia muito marcante, de conteúdo profundamente filosófico. Embora o livro seja indicado ao público infantil, muitos adultos se identificarão também com a personagem.


Sobre a autora: 
A carioca Eliane Ganem é PHD em Comunicação Social, escritora, dramaturga, professora, jornalista, editora e publicitária. Sua vida e sua obra estão disponíveis no site: http://www.elianeganem.com


Sobre a ilustradora:
A carioca Elvira Vigna nasceu em 1947. É escritora, ilustradora e jornalista. Seu trabalho está disponível no site: http://vigna.com.br/


Curiosidades:
- Eliane Ganem foi apontada pela crítica internacional como uma das mais importantes escritoras do país no gênero infanto-juvenil e recebeu catorze prêmios, sendo dois deles da Academia Brasileira de Letras;
- Elvira Vigna tem vários livros publicados e alguns prêmios, como o de ficção da Academia Brasileira de Letras e um prêmio Jabuti de literatura infantil.


Trecho do livro:
“- Esse papo me deixou triste – a tia gorda comentou. Sabe! Você tem um buraco no coração igual ao meu!
Foi a revelação! Quer dizer que outras pessoas eram como ela? Corali quis saber.”


Fontes:
- http://www.elianeganem.com
- http://vigna.com.br/

4 comentários:

  1. Adorei o blog
    Seguindo!

    Beijos
    http://verbosdiversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Isabelle!
    Seja bem-vinda e obrigada!
    Adorei o seu blog e estou seguindo tb. :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Com tanta publicidade em cima de jogos tão vorazes quanto aqueles que se escreve para crtianças e jovens hoje em dia, você preferiu com a sua sensibilidade falar de um livro que fala também, ele próprio, da angústia e da sensibilidade de uma criança sobre os seus sentimentos. Fico feliz que você tenha escolhido esse livro de minha autoria. Parabéns pela sua sensibilidade e pelo seu blog. So para informação dos seus seguidores, este livro agora está sendo oferecido em inglês também pela F Digital da Inglaterra, sob a forma de e-book nos sites amazon, apple, etc. Em papel, e em português ele continua sendo publicado pela ed. José Olympio. Beijo. Eliane Ganem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliane Ganem!
      Fiquei honrada com sua visita e muito feliz com seu comentário. Agradeço muito pelo retorno e a parabenizo, mais uma vez, pela sua sensível visão a respeito de assuntos tão importantes ao mundo infantil. Realmente fiquei encantada com o livro. :)
      Muitos beijos!

      Excluir